Pilates

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Você alguma vez já ouviu alguém comentar sobre como Fulana tem consciência corporal desde novinha? Em geral, meninas que entram muito novas em aulas de dança, por exemplo o ballet, rapidamente desenvolvem graciosidade dos movimentos e são capazes de repeti-los com a mesma extensão, repetidas vezes. Como conseguem isso?

Consciência corporal. É a percepção da posição de cada um de nossos membros, a distância entre eles, o grau de flexão de joelhos e cotovelos, tudo isso sem olharmos para estes membros. Damos a isso o nome de propriocepção. Essa percepção pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, mas é necessário treinamento, e uma das melhores maneiras é através dos exercícios físicos. Todos eles promovem uma boa consciência corporal, já que cada demanda uma sequência definida de movimentos, mas alguns se destacam mais em relação aos outros. Subir em árvores, por exemplo, assim como os brinquedões dos parquinhos, são excelentes maneiras de criar esta percepção nas crianças. Já entre os adultos, um dos grandes destaques é o pilates.

Brincadeira de gente grande

Talvez pedir que um adulto suba em árvores ou passe a tarde num brinquedão seja um pouco demais (apesar de muita gente realmente gostar disso mesmo após os quarenta anos), então o recomendado são atividades especialmente desenvolvidas para eles. O yoga é uma atividade com grande poder de desenvolver a consciência corporal, além de promover relaxamento e bem-estar. Já o pilates, menos filosófico e mais ativo, é a opção para quem não gosta (ou recebeu contraindicação) de exercícios mais ativos e agitados.

Quando se pensa em pilates, costuma-se pensar em uma sala de fisioterapia com pessoas que passaram muito tempo com algum membro imobilizado, ou que tenha problemas articulares importantes, ou mesmo gestantes que querem evitar atividades de impacto para não submeterem seus bebês a stress. Porém, é importante lembrar que o pilates é uma atividade indicada, literalmente, para qualquer pessoa, de qualquer idade e não necessariamente portadora de problemas de saúde.

Vantagens e benefícios

“Mas para que investir em consciência corporal? Para quê isso vai ser importante para mim?”. Bem, há uma lista de vantagens para quem pratica pilates.

– corrige falhas de postura. Muitos não sabem, mas possuem vícios de postura que podem comprometer a coluna, o quadril, os joelhos ao longo dos anos, vindo a se tornar um problema impeditivo para outras atividades – e nem sempre estes problemas são reversíveis. Problemas como desgaste nas cartilagens dos joelhos, por exemplo, dificilmente são corrigidos, e o paciente fica impedido – permanentemente impedido – de praticar muitas atividades físicas.

– realinha o corpo. Muitos problemas articulares demoram a ser percebidos. De repente você passa a sentir uma dorzinha nas costas e, quando vai ao médico, ele percebe que um desgaste articular no joelho ou no tornozelo forçou seu corpo a jogar mais peso na outra perna para “compensar” e isso acabou desalinhando suas vértebras. O pilates pode ser direcionado para realinhar a distribuição do peso corporal e consequentemente a coluna, ao mesmo tempo em que preserva a articulação afetada para que o problema não piore.

– consciência corporal aumenta a memória de trabalho. Sabia dessa? Exercícios de propriocepção aumentam a memória de trabalho do paciente; a memória de trabalho é a que usamos para executar nossas tarefas diárias, umas das mais ativas ao longo do dia. Já pensou? Algumas horas por semana no estúdio podem melhorar seu desempenho no serviço!

Agora a ideia de fazer um pilates passou a ser mais interessante, não é?

 

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Bola de Pilates

Várias são as disciplinas ligadas ao corpo: ginástica, boxe, kung-fu, capoeira, jiu-jitsu entre outras. Todas elas foram projetadas para um tempo em que a coletividade era uma presença marcante na vivência da humanidade, sejam por pela constante rotina de trabalho, falta de espaço e de recursos financeiros. Todas essas disciplinas, talvez com exceção do boxe, foram de matriz campesina. Mas a ascensão da cidade fundou a possibilidade de uma nova individualidade, e é claro que uma disciplina física deveria atender tal demanda.

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Fatos divertidos são fundamentais para capturar o interesse das pessoas em um determinado assunto. Eles fazem o primeiro contato para despertar a motivação em comprar um produto ou serviço, ou começar uma atividade, no caso, o pilates. Neste artigo mostraremos 5 fatos interessantes sobre pilates que os ajudará a se convencerem de que essa é a técnica certa para você, em todos os aspectos.

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Pilates Roll Up

Parece que muitos estudantes de Pilates lutam para realizar uma grande sessão de Roll Up durante seus treinos no tapete. Se você é um iniciante, ou tem feito pilates nos últimos anos coordenando o timing, a respiração, os músculos abdominais, trabalhando na volta e liberando tudo no momento certo para um fácil e suave Roll Up por tanto tempo que isso já se tornou um desafio. Difícil, mas não uma tarefa impossível. Todo mundo pode ter um centro forte e flexível que facilmente se articula para um grande Roll Up!

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Pessoas que estiveram fisicamente ativas por um longo tempo são notórias para superestimar seu nível de aptidão e tentar executar movimentos avançados antes de chegar o básico. O básico em Pilates é a base do programa. Se você não os fazer corretamente então o resto de um treino é apenas uma atividade aleatória que não é muito diferente de um treino de ginásio regular.

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Você possivelmente conhece a história ou até mesmo se identifica com ela: um ritmo de trabalho mais severo do que o necessário, com algumas eventuais horas extras, almoços corridos, contas a pagar, compromissos, questões familiares, problemas aqui e ali. Então vem os momentos de descanso, que fazem jus ao nome e não te levam a nada mais do que ficar a maior quantidade de tempo possível sem fazer absolutamente nada, diante da TV ou do computador. A simples ideia de se movimentar ou de fazer exercícios, como pilates, por exemplo, causa arrepios.

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Pilates é um sistema de exercícios que tem um monte de benefícios para a saúde, muito mais do que uma atividade para desenvolver força e resistência (o que já serviriam como grandes incentivos). Incorporando elementos de yoga, artes marciais e formas ocidentais de exercício, ele pode ajudar a melhorar a postura, tônus ​​muscular e flexibilidade, a força do núcleo e a mobilidade articular, bem como aliviar o estresse e a tensão.

Se você está apenas começando a fazer pilates ou se já é um perito, aqui estão cinco fatos que você pode gostar de saber, para obter o melhor proveito de seu treinamento.

Pilates vai desafiar o seu corpo

Uma das melhores vantagens da prática de Pilates é que não só ele vai colocar sua mente em um estado de extrema concentração, mas também vai empurrar seu corpo para um treino intenso.

E, claro, a partir de desafios extremos vêm grandes resultados, que, no caso do pilates, podem ser vários, excitantes e divertidos.

A qualidade é mais importante do que a quantidade

O pilates não deixa nada ao acaso, por isso prepare-se para ser organizado e extremamente preciso. Para ter grandes resultados, é necessário fazer tudo da maneira certa. É por isso que você deve aprender sobre a postura, a respiração, o movimento, o número de repetições e outros de um professor qualificado em uma autêntica academia especializada em pilates.

Pilates não é derivado do yoga

Um dos maiores equívocos sobre Pilates é que ele é uma forma de yoga. Isso não é correto, pois o pilates é um sistema por si só, desenvolvido pelo físico Joseph Pilates, que infundiu sua crença de que as saúdes mental e física estão inter-relacionados neste sistema de condicionamento físico. Isto significa que não há nada melhor do que pilates se você estiver disposto a exercer ambas as suas habilidades de concentração e força.

“Controle” é o segundo nome de pilates

Joseph Pilates pensou em “controle”, como tal, sendo um elemento importante para o sistema que estava construindo que ele decidiu dar ao pilates um segundo nome: Contrology, que significa “controle” em inglês.

A razão para isto é que quem está praticando pilates deve estar no controle constante de cada um de seus movimentos, e isso vai levar a benefícios visíveis para o controle muscular das costas, pernas e músculos abdominais.

Respire fundo

Qual é a melhor maneira de vincular a concentração mental e a resistência física? A respiração correta.

Pilates requer grande atenção às técnicas de respiração adequada, porque um monte de estresse é colocado sobre seu corpo, colocando para fora todo o ar de seus pulmões enquanto pratica.

É por isso que qualquer sessão de pilates não será completa sem a respiração consciente dentro e para fora, e em como é difícil aprender como fazer isso corretamente sem a ajuda de um professor especializado.

Siga essas dicas e você vai tirar o melhor proveito de seu treinamento.

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Um exercício muito utilizado com propósitos diversos. Assim é o Pilates. Mas você sabe de todos os efeitos do pilates sobre o corpo? Muitos acreditam que ele só serve para emagrecer, mas não é só. Sim, ele ajuda no objetivo de perder peso, mas há muitos outros benefícios por trás dessa técnica.

Os benefícios do pilates são vários. Ele pode ser feito com o intuito de combate a dor, aumentar a força, corrigir e/ou melhorar a postura e outros.

Um adendo: o pilates é muito mais eficiente quando utilizado juntamente com outros exercícios físicos, pois os exercícios de pilates são realizados numa baixa frequência cardíaca.

 

Como o pilates emagrece e em quanto tempo?

Vamos começar pela parte referente a perda de peso.

Oito semanas é o período em que estudos científicos classificam como o mínimo necessário para a perda de até 13% da gordura corporal utilizando pilates para emagrecer.

Pode parecer pouco, mas não desanime, pois, a técnica ajuda a emagrecer mais rápido as pessoas que fazem outros exercícios físicos, além de servirem como motivação para continuar em uma pegada forte e nunca desistir.

Não só isso. As atividades relacionadas ajudam a acelerar o metabolismo, favorecendo a formação de massa magra, que aumenta o gasto calórico mesmo parado, algo semelhante ao que acontece com quem pratica caminhadas ou corridas.

Tonificação muscular

A maioria das mulheres começam no pilates com o objetivo de emagrecer, mas logo descobrem seus benefícios com a musculatura do corpo em geral, além de auxiliar a postura.

Pilates ajuda a tonificar a musculatura e torna mais fácil permanecer na postura correta diariamente e, atenção a este fato, ajuda a disfarçar a barriga (fato mais do que perseguido por muitos brasileiros hoje em dia) ajuda a alongar o corpo e deixa a silhueta mais elegante. Como a musculatura abdominal é a mais trabalhada em todos os exercícios de Pilates, a barriga fica durinha e livre das gorduras localizadas.

Normalmente, as aulas têm duração de uma hora e o resultado para a perda de peso pode variar entre 200 a 400 calorias por aula.

Aspecto psicológico

É praticamente uma unanimidade: o pilates auxilia a manter a mente sã e tranquila.

Seus exercícios motivam as pessoas, relaxa a mente e é um poderoso aliado para continuar firme em seus objetivos, sejam eles dentro das atividades físicas ou mesmo nos aspectos profissionais e pessoais.

Mais benefícios

Cria massa muscular magra, que é uma das melhores maneiras de aumentar o seu potencial para queima de calorias, tonifica e modela o seu corpo.

Para quem sofre de problemas respiratórios, ajuda na respiração profunda e eficiente, o que é também fundamental para a queima de calorias.

E ainda é um exercício divertido que pode ajudar seus praticantes na concentração, distração, relaxamento e na manutenção das energias para um dia inteiro de trabalho ou até para a semana toda de trabalho, estudo e prática de exercícios.

Portanto, algumas pessoas gostam de combiná-lo com outros tipos de exercícios aeróbios como corrida, bicicleta, caminhada, spinning e outras formas de melhorar a perda de peso e ganho de energia para as tarefas do dia.

 

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Uma técnica inovadora.

Muitos devem se perguntar o que realmente significa a palavra Pilates, simplesmente por curiosidade ou por se interessarem pela história, desta técnica, que vem crescendo bastante ao longo dos anos. Na verdade, o nome Pilates advém de seu criador, Joseph Hubertus Pilates. Este alemão, nascido na cidade de Mönchengladbach e que viveu no final do século 18 até 1967, quando em vida desenvolveu estas aulas que conhecemos. No início, nem ele imaginaria que estaria revolucionando a medicina do corpo e criando uma aula, que viria a ser bastante procurada muitos anos mais tarde.

Joseph Pilates, o inventor da técnica que leva o seu nome.
Joseph Pilates, o inventor da técnica que leva o seu nome.

O embrião desta técnica se deveu ao fato de Joseph Pilates não querer passar o resto da vida com limitações ou preso a uma cadeira de roda, afinal ele sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Muitas complicações para uma única pessoa e tão jovem quanto ele, não?

Deste modo, tentando evitar este futuro que o esperava ou poderia a vir a sofrer, ele resolveu por conta própria estudar anatomia e a fisiologia humana, em conjunto com a medicina, alguns tratamentos e técnicas orientais, como o Yoga, artes marciais e a meditação.

Um visionário

Os aparelhos que são utilizados e praticamente todas as empresas que trabalham com o Pilates possuem e oferecem aos seus alunos, como o Reformer ou Studio Reformer e o Cadillac, por exemplo, ambos aparelhos que visam melhorar a postural corporal e o bem-estar da pessoa, são ideias que Joseph Pilates já havia pensando anteriormente durante os seus experimentos. Para se ter uma ideia de quão visionário ele era e enxergava esta técnica que ele acabara de criar como um bem que faria para a autoestima da pessoa, mas que apenas foi se aprimorando, ao longo dos anos, com o avanço da medicina e dos aparelhos, até chegar ao que conhecemos hoje em dia.

Muitos aparelhos se assemelham ao dia de hoje.
Muitos aparelhos se assemelham ao dia de hoje.

Obviamente, que em seu princípio, estes aparelhos rústicos eram preparados para se adequar as suas limitações físicas e superá-las a cada exercício. Basicamente, como a técnica de Pilates funciona, onde cada aula é desenvolvida individualmente, de acordo com a limitação da pessoa, com isso buscando superar este problema físico, tendo como objetivo final, a melhoria da qualidade de vida da pessoa. Assim como aconteceu com Joseph Pilates, que o levou a ter uma vida longa e saudável, através das aulas de Pilates, da ginástica e de mergulhos, outras duas atividades, das quais ele passou a praticar.

Por isso graças a ele, muitas pessoas atualmente conseguem superar algumas dores crônicas, com isso conseguem levar uma vida melhor e mais atlética, pois como se sabe o Pilates visa proporcionar mais saúde para a pessoa, algo já comprovado pela ciência e a medicina sobre a eficiência do Pilates neste combate diário para garantir um bem-estar melhor para muitas pessoas no Brasil e no mundo.

 

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Aparelhos que vieram para ajudar nas aulas de Pilates.

Muito se ouve sobre Pilates e a sua técnica que ajuda a melhorar a sua postura corporal, melhora rendimento atlético e a sua disposição, por exemplo. Porém, para que as aulas de Pilates aconteçam, além do professor, que são altamente capacitados e preparados, não tem como fazer os exercícios preparados para o dia, sem os aparelhos de Pilates apropriados.

Aparelhos próprios para aula de Pilates.
Aparelhos próprios para aula de Pilates.

Todos estes aparelhos possuem uma característica e especialidade própria que se encaixa perfeitamente para cada dificuldade e aula que será dada, pelo professor, para o aluno. Lembrando que o Pilates é uma técnica que permite que qualquer pessoa, independente da dificuldade ou limitação pode frequentar as aulas.

Quais são os aparelhos mais usados?

A grande maioria dos aparelhos possuem molas. Estas molas têm como funcionalidade, permitir a redução do esforço, isto é, a Mola irá dividir com você o peso da carga que você deveria carregar, puxando e impulsionando o movimento, como uma resistência, permitindo que se possa escolher qual dificuldade, mais fácil ou difícil, você quer trabalhar.

Apresentando um pouco os aparelhos de Pilates mais usuais durante o exercício, não poderia deixar de citar o percursor de todos os que vieram em seguida. O aparelho Reformer, ou Studio Reformer, foi o primeiro aparelho construído por Pilates. Sua função é ajudar na melhora da coluna vertebral rígida, através de exercícios para coxas, abdômen, quadril e peito. Em seguida, podemos descrever o Cadillac, aparelho muito comum nas aulas de Pilates, na qual ajuda à melhora a coluna vertebral, cintura pélvica, ombros e abdômen.

Exercícios com bola podem ajudar a melhorar a postura.
Exercícios com bola podem ajudar a melhorar a postura.

Porém, quando se fala em aparelhos, não podemos apenas pensar em aparelhos, propriamente ditos, como os citados a cima. Outros, até mais baratos e que se pode comprar e fazer em casa, como, por exemplo, a bola. Estes exercícios com bola também são bastante utilizados, pois eles possuem uma eficiência no controle e na melhora da postura corporal. Sendo, o mais importante mesmo realizar os exercícios acompanhados ou solicitados por profissionais, em caso de fazer em casa, e realizá-los todos de maneira correta, pois o que está em jogo é a melhora na sua postura e da sua qualidade de vida.