Os efeitos do pilates no corpo

Os efeitos do pilates no corpo

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Um exercício muito utilizado com propósitos diversos. Assim é o Pilates. Mas você sabe de todos os efeitos do pilates sobre o corpo? Muitos acreditam que ele só serve para emagrecer, mas não é só. Sim, ele ajuda no objetivo de perder peso, mas há muitos outros benefícios por trás dessa técnica.

Os benefícios do pilates são vários. Ele pode ser feito com o intuito de combate a dor, aumentar a força, corrigir e/ou melhorar a postura e outros.

Um adendo: o pilates é muito mais eficiente quando utilizado juntamente com outros exercícios físicos, pois os exercícios de pilates são realizados numa baixa frequência cardíaca.

 

Como o pilates emagrece e em quanto tempo?

Vamos começar pela parte referente a perda de peso.

Oito semanas é o período em que estudos científicos classificam como o mínimo necessário para a perda de até 13% da gordura corporal utilizando pilates para emagrecer.

Pode parecer pouco, mas não desanime, pois, a técnica ajuda a emagrecer mais rápido as pessoas que fazem outros exercícios físicos, além de servirem como motivação para continuar em uma pegada forte e nunca desistir.

Não só isso. As atividades relacionadas ajudam a acelerar o metabolismo, favorecendo a formação de massa magra, que aumenta o gasto calórico mesmo parado, algo semelhante ao que acontece com quem pratica caminhadas ou corridas.

Tonificação muscular

A maioria das mulheres começam no pilates com o objetivo de emagrecer, mas logo descobrem seus benefícios com a musculatura do corpo em geral, além de auxiliar a postura.

Pilates ajuda a tonificar a musculatura e torna mais fácil permanecer na postura correta diariamente e, atenção a este fato, ajuda a disfarçar a barriga (fato mais do que perseguido por muitos brasileiros hoje em dia) ajuda a alongar o corpo e deixa a silhueta mais elegante. Como a musculatura abdominal é a mais trabalhada em todos os exercícios de Pilates, a barriga fica durinha e livre das gorduras localizadas.

Normalmente, as aulas têm duração de uma hora e o resultado para a perda de peso pode variar entre 200 a 400 calorias por aula.

Aspecto psicológico

É praticamente uma unanimidade: o pilates auxilia a manter a mente sã e tranquila.

Seus exercícios motivam as pessoas, relaxa a mente e é um poderoso aliado para continuar firme em seus objetivos, sejam eles dentro das atividades físicas ou mesmo nos aspectos profissionais e pessoais.

Mais benefícios

Cria massa muscular magra, que é uma das melhores maneiras de aumentar o seu potencial para queima de calorias, tonifica e modela o seu corpo.

Para quem sofre de problemas respiratórios, ajuda na respiração profunda e eficiente, o que é também fundamental para a queima de calorias.

E ainda é um exercício divertido que pode ajudar seus praticantes na concentração, distração, relaxamento e na manutenção das energias para um dia inteiro de trabalho ou até para a semana toda de trabalho, estudo e prática de exercícios.

Portanto, algumas pessoas gostam de combiná-lo com outros tipos de exercícios aeróbios como corrida, bicicleta, caminhada, spinning e outras formas de melhorar a perda de peso e ganho de energia para as tarefas do dia.

 

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