Joseph Pilates, o visionário

Joseph Pilates, o visionário

2240
Uma técnica inovadora.

Muitos devem se perguntar o que realmente significa a palavra Pilates, simplesmente por curiosidade ou por se interessarem pela história, desta técnica, que vem crescendo bastante ao longo dos anos. Na verdade, o nome Pilates advém de seu criador, Joseph Hubertus Pilates. Este alemão, nascido na cidade de Mönchengladbach e que viveu no final do século 18 até 1967, quando em vida desenvolveu estas aulas que conhecemos. No início, nem ele imaginaria que estaria revolucionando a medicina do corpo e criando uma aula, que viria a ser bastante procurada muitos anos mais tarde.

Joseph Pilates, o inventor da técnica que leva o seu nome.
Joseph Pilates, o inventor da técnica que leva o seu nome.

O embrião desta técnica se deveu ao fato de Joseph Pilates não querer passar o resto da vida com limitações ou preso a uma cadeira de roda, afinal ele sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Muitas complicações para uma única pessoa e tão jovem quanto ele, não?

Deste modo, tentando evitar este futuro que o esperava ou poderia a vir a sofrer, ele resolveu por conta própria estudar anatomia e a fisiologia humana, em conjunto com a medicina, alguns tratamentos e técnicas orientais, como o Yoga, artes marciais e a meditação.

Um visionário

Os aparelhos que são utilizados e praticamente todas as empresas que trabalham com o Pilates possuem e oferecem aos seus alunos, como o Reformer ou Studio Reformer e o Cadillac, por exemplo, ambos aparelhos que visam melhorar a postural corporal e o bem-estar da pessoa, são ideias que Joseph Pilates já havia pensando anteriormente durante os seus experimentos. Para se ter uma ideia de quão visionário ele era e enxergava esta técnica que ele acabara de criar como um bem que faria para a autoestima da pessoa, mas que apenas foi se aprimorando, ao longo dos anos, com o avanço da medicina e dos aparelhos, até chegar ao que conhecemos hoje em dia.

Muitos aparelhos se assemelham ao dia de hoje.
Muitos aparelhos se assemelham ao dia de hoje.

Obviamente, que em seu princípio, estes aparelhos rústicos eram preparados para se adequar as suas limitações físicas e superá-las a cada exercício. Basicamente, como a técnica de Pilates funciona, onde cada aula é desenvolvida individualmente, de acordo com a limitação da pessoa, com isso buscando superar este problema físico, tendo como objetivo final, a melhoria da qualidade de vida da pessoa. Assim como aconteceu com Joseph Pilates, que o levou a ter uma vida longa e saudável, através das aulas de Pilates, da ginástica e de mergulhos, outras duas atividades, das quais ele passou a praticar.

Por isso graças a ele, muitas pessoas atualmente conseguem superar algumas dores crônicas, com isso conseguem levar uma vida melhor e mais atlética, pois como se sabe o Pilates visa proporcionar mais saúde para a pessoa, algo já comprovado pela ciência e a medicina sobre a eficiência do Pilates neste combate diário para garantir um bem-estar melhor para muitas pessoas no Brasil e no mundo.

 

Comentários no Facebook