Dicas de saúde

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Você alguma vez já ouviu alguém comentar sobre como Fulana tem consciência corporal desde novinha? Em geral, meninas que entram muito novas em aulas de dança, por exemplo o ballet, rapidamente desenvolvem graciosidade dos movimentos e são capazes de repeti-los com a mesma extensão, repetidas vezes. Como conseguem isso?

Consciência corporal. É a percepção da posição de cada um de nossos membros, a distância entre eles, o grau de flexão de joelhos e cotovelos, tudo isso sem olharmos para estes membros. Damos a isso o nome de propriocepção. Essa percepção pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, mas é necessário treinamento, e uma das melhores maneiras é através dos exercícios físicos. Todos eles promovem uma boa consciência corporal, já que cada demanda uma sequência definida de movimentos, mas alguns se destacam mais em relação aos outros. Subir em árvores, por exemplo, assim como os brinquedões dos parquinhos, são excelentes maneiras de criar esta percepção nas crianças. Já entre os adultos, um dos grandes destaques é o pilates.

Brincadeira de gente grande

Talvez pedir que um adulto suba em árvores ou passe a tarde num brinquedão seja um pouco demais (apesar de muita gente realmente gostar disso mesmo após os quarenta anos), então o recomendado são atividades especialmente desenvolvidas para eles. O yoga é uma atividade com grande poder de desenvolver a consciência corporal, além de promover relaxamento e bem-estar. Já o pilates, menos filosófico e mais ativo, é a opção para quem não gosta (ou recebeu contraindicação) de exercícios mais ativos e agitados.

Quando se pensa em pilates, costuma-se pensar em uma sala de fisioterapia com pessoas que passaram muito tempo com algum membro imobilizado, ou que tenha problemas articulares importantes, ou mesmo gestantes que querem evitar atividades de impacto para não submeterem seus bebês a stress. Porém, é importante lembrar que o pilates é uma atividade indicada, literalmente, para qualquer pessoa, de qualquer idade e não necessariamente portadora de problemas de saúde.

Vantagens e benefícios

“Mas para que investir em consciência corporal? Para quê isso vai ser importante para mim?”. Bem, há uma lista de vantagens para quem pratica pilates.

– corrige falhas de postura. Muitos não sabem, mas possuem vícios de postura que podem comprometer a coluna, o quadril, os joelhos ao longo dos anos, vindo a se tornar um problema impeditivo para outras atividades – e nem sempre estes problemas são reversíveis. Problemas como desgaste nas cartilagens dos joelhos, por exemplo, dificilmente são corrigidos, e o paciente fica impedido – permanentemente impedido – de praticar muitas atividades físicas.

– realinha o corpo. Muitos problemas articulares demoram a ser percebidos. De repente você passa a sentir uma dorzinha nas costas e, quando vai ao médico, ele percebe que um desgaste articular no joelho ou no tornozelo forçou seu corpo a jogar mais peso na outra perna para “compensar” e isso acabou desalinhando suas vértebras. O pilates pode ser direcionado para realinhar a distribuição do peso corporal e consequentemente a coluna, ao mesmo tempo em que preserva a articulação afetada para que o problema não piore.

– consciência corporal aumenta a memória de trabalho. Sabia dessa? Exercícios de propriocepção aumentam a memória de trabalho do paciente; a memória de trabalho é a que usamos para executar nossas tarefas diárias, umas das mais ativas ao longo do dia. Já pensou? Algumas horas por semana no estúdio podem melhorar seu desempenho no serviço!

Agora a ideia de fazer um pilates passou a ser mais interessante, não é?

 

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Bola de Pilates

Várias são as disciplinas ligadas ao corpo: ginástica, boxe, kung-fu, capoeira, jiu-jitsu entre outras. Todas elas foram projetadas para um tempo em que a coletividade era uma presença marcante na vivência da humanidade, sejam por pela constante rotina de trabalho, falta de espaço e de recursos financeiros. Todas essas disciplinas, talvez com exceção do boxe, foram de matriz campesina. Mas a ascensão da cidade fundou a possibilidade de uma nova individualidade, e é claro que uma disciplina física deveria atender tal demanda.

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Fatos divertidos são fundamentais para capturar o interesse das pessoas em um determinado assunto. Eles fazem o primeiro contato para despertar a motivação em comprar um produto ou serviço, ou começar uma atividade, no caso, o pilates. Neste artigo mostraremos 5 fatos interessantes sobre pilates que os ajudará a se convencerem de que essa é a técnica certa para você, em todos os aspectos.

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Pilates Roll Up

Parece que muitos estudantes de Pilates lutam para realizar uma grande sessão de Roll Up durante seus treinos no tapete. Se você é um iniciante, ou tem feito pilates nos últimos anos coordenando o timing, a respiração, os músculos abdominais, trabalhando na volta e liberando tudo no momento certo para um fácil e suave Roll Up por tanto tempo que isso já se tornou um desafio. Difícil, mas não uma tarefa impossível. Todo mundo pode ter um centro forte e flexível que facilmente se articula para um grande Roll Up!

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Pessoas que estiveram fisicamente ativas por um longo tempo são notórias para superestimar seu nível de aptidão e tentar executar movimentos avançados antes de chegar o básico. O básico em Pilates é a base do programa. Se você não os fazer corretamente então o resto de um treino é apenas uma atividade aleatória que não é muito diferente de um treino de ginásio regular.

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Você possivelmente conhece a história ou até mesmo se identifica com ela: um ritmo de trabalho mais severo do que o necessário, com algumas eventuais horas extras, almoços corridos, contas a pagar, compromissos, questões familiares, problemas aqui e ali. Então vem os momentos de descanso, que fazem jus ao nome e não te levam a nada mais do que ficar a maior quantidade de tempo possível sem fazer absolutamente nada, diante da TV ou do computador. A simples ideia de se movimentar ou de fazer exercícios, como pilates, por exemplo, causa arrepios.

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Uma técnica inovadora.

Muitos devem se perguntar o que realmente significa a palavra Pilates, simplesmente por curiosidade ou por se interessarem pela história, desta técnica, que vem crescendo bastante ao longo dos anos. Na verdade, o nome Pilates advém de seu criador, Joseph Hubertus Pilates. Este alemão, nascido na cidade de Mönchengladbach e que viveu no final do século 18 até 1967, quando em vida desenvolveu estas aulas que conhecemos. No início, nem ele imaginaria que estaria revolucionando a medicina do corpo e criando uma aula, que viria a ser bastante procurada muitos anos mais tarde.

Joseph Pilates, o inventor da técnica que leva o seu nome.
Joseph Pilates, o inventor da técnica que leva o seu nome.

O embrião desta técnica se deveu ao fato de Joseph Pilates não querer passar o resto da vida com limitações ou preso a uma cadeira de roda, afinal ele sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Muitas complicações para uma única pessoa e tão jovem quanto ele, não?

Deste modo, tentando evitar este futuro que o esperava ou poderia a vir a sofrer, ele resolveu por conta própria estudar anatomia e a fisiologia humana, em conjunto com a medicina, alguns tratamentos e técnicas orientais, como o Yoga, artes marciais e a meditação.

Um visionário

Os aparelhos que são utilizados e praticamente todas as empresas que trabalham com o Pilates possuem e oferecem aos seus alunos, como o Reformer ou Studio Reformer e o Cadillac, por exemplo, ambos aparelhos que visam melhorar a postural corporal e o bem-estar da pessoa, são ideias que Joseph Pilates já havia pensando anteriormente durante os seus experimentos. Para se ter uma ideia de quão visionário ele era e enxergava esta técnica que ele acabara de criar como um bem que faria para a autoestima da pessoa, mas que apenas foi se aprimorando, ao longo dos anos, com o avanço da medicina e dos aparelhos, até chegar ao que conhecemos hoje em dia.

Muitos aparelhos se assemelham ao dia de hoje.
Muitos aparelhos se assemelham ao dia de hoje.

Obviamente, que em seu princípio, estes aparelhos rústicos eram preparados para se adequar as suas limitações físicas e superá-las a cada exercício. Basicamente, como a técnica de Pilates funciona, onde cada aula é desenvolvida individualmente, de acordo com a limitação da pessoa, com isso buscando superar este problema físico, tendo como objetivo final, a melhoria da qualidade de vida da pessoa. Assim como aconteceu com Joseph Pilates, que o levou a ter uma vida longa e saudável, através das aulas de Pilates, da ginástica e de mergulhos, outras duas atividades, das quais ele passou a praticar.

Por isso graças a ele, muitas pessoas atualmente conseguem superar algumas dores crônicas, com isso conseguem levar uma vida melhor e mais atlética, pois como se sabe o Pilates visa proporcionar mais saúde para a pessoa, algo já comprovado pela ciência e a medicina sobre a eficiência do Pilates neste combate diário para garantir um bem-estar melhor para muitas pessoas no Brasil e no mundo.

 

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Hérnia de disco, tem como controlar.

Se existe uma dor ou problema crônico que possa atrapalhar a sua movimentação ou limitar na hora da prática do exercício físico é a hérnica de disco. Mas o que é e como isso pode acontecer? A resposta, talvez seja complicada de explicar, porém o que acontece realmente é um desgaste nos discos intervertebrais, isto é, discos localizados entre as vértebras que formam a coluna espinhal, que vão se desgastando com o tempo. Na prática, o que acontece é que esse disco sai de sua posição normal e comprimindo as raízes dos nervos, o que provoca uma pressão sobre elas, gerando aquelas dores muitas vezes insuportáveis.

Pilates.
Exercícios específicos para hérnia de disco.

Para essas pessoas, uma boa dica é procurar algum lugar que ofereça aula de Pilates. Essas aulas o ajudarão a melhorar a postura e também amenizar dores que são provocadas pela hérnia de disco. Obviamente, que para cada aluno há exercícios de Pilates para hérnia de disco específicos, que serão desenvolvidas em parceria com o aluno, de acordo com as suas necessidade e limitações.

Pilates não cura, ameniza a dor

Vale ressaltar que as aulas e os exercícios de Pilates para hérnia de disco não irão curar a sua dor e sim através de técnicas melhorarão o incomodo que essa dor causa na pessoa. Muita gente pensa que fazendo algumas sessões de Pilates poderá sanar a hérnia, pelo contrário essas aulas irão ensinar como melhorar e corrigir a sua postura, que são um dos motivos que podem ter levado você a ter esse problema crônico.

Hérnia de disco.
Pilates, uma boa ajuda no combate a hérnia de disco.

Pilates para todos

Há aqueles que procuram as aulas para corrigir a postura, outros para fortalecer a musculatura da região ou outros que admiram as aulas e querem evitar terem esses problemas futuramente. Por isso, que muitos dizem que as aulas de Pilates e seus exercícios são para todos, afinal os professores estão aí para entender e tentar de certa forma corrigir ou melhorar a sua performance atlética, claro, como já foi dito, a base de exercícios específicos e variando de pessoa para pessoa, pois o importante é o bem-estar da pessoa e ela estar feliz com ela mesmo.

 

 

Pilates na gestação é possível fazer.

O número de interessados em fazer Pilates tem crescido bastante. Porém, assim como tudo, há exceções ou cuidados a serem tomados. No caso de mães grávidas as precauções são ainda maiores, afinal, como as aulas e as técnicas de Pilates trabalham bastante com alongamento, flexibilidade, força, consciência corporal, relaxamento e respiração, todo esse exercício exigindo demais do corpo como um todo e de uma região muito alterada, durante a gravidez, a região muscular do abdômen.

Pilates na gravidez é possível fazer.
Pilates na gravidez é possível fazer.

Claro, que as grávidas não precisam ficar triste ao ler isso. Pelo contrário, é possível fazer sim, mas antes de tudo é necessário passar por um médico ver as suas condições e se não trará nenhum prejuízo durante a gestação, por exemplo, na postura corporal, já que essa região já é bastante alterada durante esse período. Estando tudo certo, as aulas de Pilates na gravidez estão liberadas.

Pilates ajuda a mulher grávida?

Isso mesmo, apesar de ter uns contras, a prática do Pilates, por outro lado, ela pode ajudar muito a mulher grávida em dois aspectos e são eles: a contração dos músculos abdominais e do assoalho pélvico, dois lugares que com a gestação a tendência é ficarem mais flácidas. Somado a isso, como muitos exercícios são realizados na “posição de quatro”, onde se apoia normalmente os dois joelhos, as duas mãos ou cotovelos, tornando essa posição ideal para aliviar a pressão sobre as costas e bacias, outras regiões que sofrem muito durante a gravidez, uma vez que as costas da mulher tende ir para trás, de modo a se equilibrar melhor e aliviar o incomodo das costas. Algo que pode ser trabalhado com o Pilates.

Para a criança, o Pilates pode ajudar e muito. Mesmo não fazendo aula, afinal como a mãe trabalha a postura nas aulas, de certo modo, essas técnicas usadas acabam sendo um ótimo auxílio ao bebê a se movimentar na direção certa para a hora do parto.

Algumas dificuldades de fazer Pilates na gravidez  

Obviamente, que não será como uma aula normal.  A mãe que está esperando o bebê, precisa ter consciência de que as técnicas do Pilates, como já foi dito, atua muito com a região muscular do abdômen e da região pélvica da pessoa. No caso da mulher gestante, ambas as regiões são aquelas que sofrem bastante alterações, elas são mais alongadas para comportar o crescimento da criança. Porém, mesmo com essa adversidade não será problema, será necessário fazer apenas um esforço a mais durante as aulas. Tudo que com o tempo de rotina não ajude o corpo a se adequar a essa nova fase.

Algumas aulas são específicas para gestantes.
Algumas aulas são específicas para gestantes.

Vale dizer, que mulheres que nuca fizeram, o recomendado é evitar de fazer esse tipo de exercícios que exigem de uma parte do corpo bastante alterada, devido a gravidez, e além disso seu corpo não está acostumado com essas atividades e movimentos específicos. Contudo, se quiser fazer um teste, faça movimentos que forcem a região pélvica e abdominal, se não sentir incomodo, então não se preocupe que dá para fazer Pilates na gravidez.

Mas se você é daquelas que quer fazer, para se sentir bem, ter saúde, vale uma conversa com o professor da sua situação, que ele irá fazer alguns exercícios com mais cuidado e que não forcem muito aquela região mais utilizada durante as aulas. Fazendo isso, não terá problemas.

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Pilates: Uma Filosofia de vida.

A vida na cidade grande costuma ser bastante pesada. É muito estresse, muito trabalho, cuidado com os filhos e diversas outras responsabilidades que só aumentam ainda mais a carga em cima da pessoa. Mas onde entra a saúde ou melhor, o cuidado com ela? Aí está uma pergunta que muitas pessoas se fazem, porém, não conseguem chegar a uma resposta plausível para a situação. Muitas tentam fazer academia ou ginástica, imaginando que fazendo isso, podem realmente dar um basta nesse estresse ou pelo menos esquecer dos problemas naquela 1 hora e 30 minutos, 2 horas de muita ralação e correria, ás vezes sem muito sucesso.

Pilates para todas as idades.
Pilates para todas as idades.

Além da academia, uma outra atividade vem crescendo bastante entre as pessoas, o Pilates.  Esta aula foi criada com o objetivo de ajudar as pessoas, independente da idade, a se sentirem melhor com o seu corpo e a sua autoestima, através de aulas especificas para cada parte do corpo ou da mente. Uma delas é o estresse, muito comum nas pessoas que vivem nas grandes cidades. É verdade que uma das virtudes desta aula é ajudá-lo a ficar mais calmo. Porém, o que muita gente não sabe são os outros benefícios que o Pilates pode proporcionar ao aluno. O que será apontado e descrito nas linhas abaixo.

Cuidados com a saúde

As aulas de Pilates são preparadas de acordo com a turma e o problema especifico que a pessoas pretende corrigir ou melhorar. Podendo ser, desde dar uma diminuída no estresse, melhorar a postura corporal, autoestima e a soma de todos esses, a qualidade de vida/saúde. Muitas pessoas que procuram uma aula de Pilates vão com esse objetivo, melhorar a sua saúde, acreditando e com razão, que após algumas sessões já vai estar muito melhor.

Benefícios do Pilates para a saúde.
Benefícios do Pilates para a saúde.

Sintetizando, o que a pessoa quer e vai em busca mesmo são os benefícios que o Pilates traz para o corpo humano. Ele ajuda a aperfeiçoar e condicionar os músculos do corpo, prevenir doenças cardiovasculares, que podem ser causadas pelo estresse muito alto na pessoa, o próprio estresse, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose e amenizar dores.

Mas vale dizer, se você já é praticante de alguma atividade física ou faz musculação, não precisa cancelar a sua aula ou parar com as suas outras atividades. O Pilates pode servir como um completo, algo que irá ajudá-lo no dia a dia ou até mesmo a condicioná-lo mentalmente e fisicamente, por que não, afim de ajudar a ter um avanço e se sentir bem com a musculação, por exemplo. O importante é levar o Pilates, depois de iniciado, como uma Filosofia de vida.

Precauções

Apesar dos benefícios que o Pilates traz para o ser humano, é preciso tomar alguns cuidados e precauções. Nem todo mundo pode fazer, por isso antes de se inscrever em alguma aula, consulte um médico para saber se pode fazer e se o Pilates irá ajudar no controle ou combate aquele problema que você possa ter. Lembre-se, saúde é bom, faz bem para a alma e o corpo, mas fazendo errado, ao invés de ajudá-lo, isso pode se voltar contra você e agravar ou trazer algum problema futuramente.

Algumas pessoas que precisam tomar cuidado e consultar um médico antes. Mulheres grávidas, precisam de uma autorização médica, de que está apta para realizar as aulas. Pessoas com hérnia, também precisam tomar cuidado. Em ambos os casos, será preciso fazer uma aula ou exercícios específicos para a pessoa, a fim de corresponder ao que ela necessita e busca com o Pilates.