Benefícios do Pilates para o corpo e a mente

Benefícios do Pilates para o corpo e a mente

493

Você possivelmente conhece a história ou até mesmo se identifica com ela: um ritmo de trabalho mais severo do que o necessário, com algumas eventuais horas extras, almoços corridos, contas a pagar, compromissos, questões familiares, problemas aqui e ali. Então vem os momentos de descanso, que fazem jus ao nome e não te levam a nada mais do que ficar a maior quantidade de tempo possível sem fazer absolutamente nada, diante da TV ou do computador. A simples ideia de se movimentar ou de fazer exercícios, como pilates, por exemplo, causa arrepios.

A maioria de nós tem rotinas semelhantes, com uma parcela significativa também negligenciando os exercícios físicos justamente por “faltarem forças” para dar conta deles. Algo que aprendemos com a experiência, no entanto, é que essa força para conseguir dar conta de todo o necessário durante a semana pode vir justamente dos tais exercícios. Ou seja, talvez fugindo de um suposto esforço que parece desnecessário a princípio, você pode estar se desgastando mais do que imagina pela falta dele.

Mente sã

Claro, todos sabemos dos benefícios para o corpo dos exercícios. Veja o pilates, por exemplo; esse funcional e individualizado método de exercício, que pode ser praticado por pessoas de praticamente todas as idades, é bastante apontado pelas benesses que provoca em termos de bem-estar corporal, possibilidades do corpo, recuperação de mobilidade e outros. Mas são os únicos benefícios que ele pode proporcionar, muito menos os mais prontamente visíveis.

Os primeiros beneficiados são o humor e a motivação para qualquer tipo de atividade, por si só essenciais para enfrentar a rotina do dia a dia. Eles são “brindes” do exercício graças à dopamina, um neurotransmissor que é produzido no corpo humano ao se fazer exercícios. Da mesma maneira, outras substâncias produzidas pelo corpo pela movimentação regular também acabam sendo benéficas para a memória, concentração e bem-estar mental. O exercício, na verdade, é um desencadeador de processos biológicos que de uma maneira ou de outra auxiliam não só nas condições do corpo, mas também para a mente.

Rumo ao bem-estar

Acostumar-se com uma rotina de exercícios é algo extremamente benéfico. Por si só, é uma bela prática para sentir-se determinado, uma característica também bastante desejável e que se reflete nas mais diferentes esferas da vida. Quando pensamos isso em conjunção com uma prática como o pilates, que traz benefícios genuínos e logo notáveis para a saúde do corpo, vemos como o ato de se exercitar é uma questão que deve ser posta em consideração por todos.

Usamos aqui o exemplo do Pilates por conta de sua multiplicidade de funções, boa adaptação por qualquer faixa etária e também por seus resultados comprovados, mas o mesmo pode ser dito de praticamente qualquer atividade física. Conseguir “encaixar” uma delas na rotina da semana pode parecer um desafio complicado e até mesmo impossível, mas é algo que vai trazer benefícios notáveis no seu dia a dia, indo desde de melhorias na concentração e desempenho nas atividades cotidianas como também sua motivação para as realizar.

Comentários no Facebook