Afinal: pilates emagrece ou não?

Afinal: pilates emagrece ou não?

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Minha nossa, quantas mulheres perguntam isso… “Pilates emagrece?”. Dá a impressão de que a mulherada só se move quando precisa perder peso, não é? Pega até mal! Só vão à academia no fim do inverno, quando precisam perder o que os caldos das festas juninas lhes deram, porque, afinal, “projeto verão”, não é? Elas lotam os parques praticando as corridas que não praticavam há meses porque o ar estava muito frio e elas ficavam com preguiça de se exercitar ao ar livre. Não as culpo, é ruim, mesmo.

Mas voltando à questão inicial: pilates emagrece ou não? Se afinal de contas isso também, é um tipo de exercício, então provavelmente emagrece, não é? Além do mais, “minha vizinha perdeu quatro quilos em um mês depois que começou a fazer pilates”! Ora ora… então esse exercício aparentemente tão lento é eficiente mesmo em nos fazer perder peso! Ou não?

Devagar com o andor…

… porque esse santo aí tem um pouco de barro na composição.

atividades-de-pilatesNa verdade, o pilates não tem o poder emagrecedor do mix exercícios aeróbios + exercícios musculares. Quem o pratica, percebe claramente a diferença entre os exercícios de um tipo e de outro. Para começar, no pilates não se usa a repetição de vinte ou trinta vezes: na maioria dos exercícios, são apenas dez repetições. Outra diferença é que na musculação, aumenta-se a carga (o peso) quase que de semana em semana – já no pilates, pode-se passar até um mês ou mais sem alterar a dificuldade.

Na verdade, o pilates é procurado principalmente por quem precisa fazer exercícios sem impacto – na maioria das vezes, por recomendação médica. Os clientes em geral são pessoas com problemas articulares, cirurgias ortopédicas prévias, gestantes e pessoas com problemas musculares que precisam de exercícios extremamente controlados para não complicarem ainda mais sua condição. Mas eventualmente aparecem clientes sem problema algum, que apenas não apreciamos ambientes de academia.

Através dos movimentos controlados e das variadas séries de exercícios promovidas por esta modalidade, os indivíduos que têm algum problema entre os citados acima conseguem fortalecer as regiões afetadas e diminuir – ou até mesmo fazer regredir totalmente – este problema. As gestantes promovem o fortalecimento muscular do corpo inteiro, melhorando seu equilíbrio à medida em que a barriga cresce e se preparando para o parto (independente do tipo).

Mas emagrece ou não?

pilates-emagreceNa verdade, o pilates sozinho não tem a capacidade de emagrecer alguém. Entretanto, como os exercícios fortalecem até os grupos musculares mais profundos do corpo, o perfil do praticante “se afina” devido ao fortalecimento e reorganização interna das estruturas, dando a impressão de que eles emagreceram – mas na verdade, na balança provavelmente não haverá alteração.

Nos casos em que um emagrecimento real é notado provavelmente houve uma reeducação alimentar por parte do praticante, a qual pode ter contribuído para a perda de peso. Uma pessoa sedentária tem seu metabolismo acelerado pela simples prática do pilates (ainda que não muito expressivamente) e, assim, qualquer outra atitude concomitante pode fazer com que ela perca peso – além da renovação da disposição que a prática de qualquer modalidade esportiva pode produzir.

Portanto, o emagrecimento do pilates é muito, muito relativo. Ele sozinho não tem essa propriedade mas, se praticado em conjunto com outras medidas (academia, natação, dança, reeducação alimentar), pode se mostrar um grande aliado na luta contra a balança!

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